Welcome to our site

welcome text --- Nam sed nisl justo. Duis ornare nulla at lectus varius sodales quis non eros. Proin sollicitudin tincidunt augue eu pharetra. Nulla nec magna mi, eget volutpat augue. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer tincidunt iaculis risus, non placerat arcu molestie in.

O legado do barão

sábado, 31 de outubro de 2009


O Império brasileiro além de proclamar nossa independência, consolidou o nosso território. O grande desafio seria administrar uma fronteira gigantesca de um país continental: o Brasil. Quase todo mundo sabe que no século XIX, tínhamos boa parte do nosso território atual (cerca de 68%). Mas como os 32% restantes seriam anexados pelo o território brasileiro? A resposta, meu(minha) amigo(a), está em um nome: Barão do Rio Branco. Um nome que até se confunde com a diplomacia brasileira.

O estado do Acre é um exemplo simbólico, você deve ter percebido agora que a capital Rio Branco leva o nome em homenagem ao Barão. Certo? Certo. Realmente essa seria uma homenagem justa. Com a conquista diplomática do "legado" do Barão, nós adquirimos e consolidamos os impressionantes 8,512 mi de KM². Um feito, pois nós no começo na história colonial, éramos cerca de 1/3 disto. Segundo Rio Branco, o Brasil era uma grande ilha: uma terra alta, cercada por rios à esquerda e por um oceano, o Atlântico, à direita.

Trabalhando para o Brasil e não para governantes, o barão do Rio Branco estabeleceu diretrizes que por sua eficácia tornou-o como um exemplo a ser seguido pela a diplomacia mundial. Se estivesse vivo, evitaria inúmeras guerras.

1 comentários:

Anônimo disse...

Remarkable! Its genuinely amazing piece of writing, I have got much clear idea on the topic of
from this article.|

my web-site pit 2014 program ()

Postar um comentário